
CEJPN
Condomínio Edifício José
Paulino Nogueira
História

Edifício José Paulino Nogueira
Está localizado no largo do Paissandu, 62 e 72, esquina com a Rua Abelardo Pinto e Rua Capitão Salomão - São Paulo - SP.
O Edifício foi incorporado pela Companhia Paulista de Seguros, que lhe deu o nome de um de seus fundadores, José Paulino Nogueira, (1853-1915), empresário e político de grande destaque no cenário nacional.
Foram responsáveis pelo projeto de arquitetura e de construção o Escritório Ramos de Azevedo e Severo Villares.
Chama a atenção a sua entrada, onde se destaca o portal em latão dourado, o amplo saguão, com piso em mármore italiano, com 6 elevadores e em especial as magníficas pinturas nas paredes realizadas em 1954 pelo artista italiano, Pietro Nerici, retratando do lado esquerdo a fundação de São Paulo, no centro o ciclo do café e do lado direito São Paulo moderno. O artista utilizou a técnica de Afrescos, tipicamente italiana e pouco presente no Brasil.
O Edifício foi construido em uma área de 2.153,91 m2, formada por vários imóveis adquiridos pela Companhia Paulista de Seguros, é constituido por porão, vinte e oito pavimentos, cobertura e ático, além do cinema e 3 lojas comerciais.
O cinema, com entrada no nº 62 do largo do paissandu, ocupa do 1º ao 6º pavimento, e é servido por 2 elevadores exclusivos, possuindo uma área construida total de 6.695,62 m2, funcionou muitos anos nesse espaço o cine paissandu e posteriormente um bingo, atualmente este espaço está desocupado.
Na Rua Capitão Salomão, encontram-se as 3 lojas que fazem parte do edifício, nos nºs 99, 101 e 115.
A partir do 2º andar até o 24º se encontram distribuidas 287 unidades autônomas, no 25º andar o apartamento do zelador, no 26º ático com casa de máquinas, terraço e cobertura, de onde se tem uma vista paronâmica de 360° da região central e alguns bairros de São Paulo.
O Edifício teve sua construção averbada na matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis em Fevereiro de 1967.
Foi projetado inicialmente para moradia dos funcionários da sua incorporadora, Cia Paulista de Seguros e também para locação a terceiros.
Paulatinamente, houve a mudança do uso passando para misto com locações para fins não residenciais, consultórios, escritórios e uma gráfica que ocupou todo o 2º andar e parte do 3º.
Em 1990, sua incorporadora, e única proprietária, decidiu a mudança para uso exclusivamente comercial e colocou as unidades á venda.
Ao instituir o Condomínio a Cia Paulista de Seguros idealizou a transformação da área do cinema em estacionamento, apesar da boa acolhida e interesse dos novos proprietários das unidades, a Companhia não realizou esse projeto e vendeu a totalidade do espaço a terceiros.
A primeira Assembleia Geral Ordinária foi realizada em 29 de junho de 1990, com a presença de condôminios adquirentes de 68 unidades e a Companhia Paulista de Seguros como proprietária de 52% das unidades.
Nessa assembleia ficou ratificado o direito reservado pela instituidora de exercer a Sindicatura no primeiro biênio (1990 / 1992) de existência do condomínio.
Por interesse mútuo, a Companhia Paulista manteve-se no exercício desse cargo por mais quatro anos (1992 / 1996).
A Administração atual do condomínio é formada pelos Srs:
Síndico:
Zenildo Costa de Araújo Silva;
Subsíndico:
Eduardo Vitor Torrano;
Fiscal Titular:
Antonio de Pádua Lima Da Silva
Antônia Doranildes Almeida Pereira Tang
Claudete Costa Da Silva
Fiscal Suplente:
Lucia Yoshiko Kohigashi Luz
Adini Lurdes Ferreira
Aloisio Antônio Veiga De Mello
Consultivo Titular:
Shigueru Hissadomi
Robson José Tessima
Franco Osvaldo Nerio Felletti
Consultivo Suplente:
Maria de Lourdes Bueno Jorge
Paulo Roberto Crestani
Valdir Dantas das Virgens